Monday, March 14, 2011

Manda Bocas faz a resenha dos melhores do Hip Hop nacional de 2010

Como é do conhecimento da maioria o estilo Hip Hop é trazido ao mundo nos anos 70 pelas mãos do Dj Kool Herc no Bronx, Cidade de Nova Iorque (EUA). O estilo nascido outrora cresce ao sabor da magia do suor, sangue, lágrimas, amor, ódio, visão, hábitos e modo de vida de um povo sincronizados numa criatividade sem igual no terreno global e a nossa lavra não ficou a margem a sua passagem. Por aqui também ficou cultivada a semente da arte do ritmo e da palavra.

Todavia embora este estilo de música tenha ganho já suficiente número de seguidores na território que se estende de Cabinda ao Cunene e tenha feito visitas desde os musseques ao palácio presidencial na capital do país e tenha também já produzido filhos maduros com o semba, kuduro e outros ritmos Angolanos. O mesmo ainda não é reconhecido oficialmente perto das outras sonoridades e pouco tem sido feito pelo Ministério da Cultura, Rádios e Tops para homenagear os feitores desta arte que pelo número e pelo apelo popular que encontraram no coração da população do território nacional deveriam ter já a sua categoria nas distinções musicais e o devido mérito entre as estrelas musicais nacionais.

Será que os artistas de hip hop nacional não são merecedores de distinção? Ou será que a visibilidade, nomeações e prémios que o nosso hip hop nacional vai aos poucos ganhando em países como Moçambique, África do Sul, Nigéria, Portugal entre outros simplesmente confirmam a falta de iniciativa, apreço e preconceito por parte das instituições, organizações e organizadores da esfera musical e cultural em Angola?

A presente edição surge exactamente com o propósito de senão a nível nacional pelo menos a nível interno do movimento ou no mínimo a nível dos mais íntimos atribuir o reconhecimento aqueles artistas que encontram a gratificação na criação, em nome dos que queimam pestanas para espelhar em palavras a vivência de um povo e de uma nação, o modo de agir e pensar de uma geração, segue em nome dos que quebram as barreiras do medo para oferecerem a sua visão e as suas vidas com o sentido de contribuírem com a palavra e o ritmo para o enriquecimento da memória colectiva de um país e de um povo, para plasmar no mapa nacional e mundial visões, noções, atitudes, pensamentos, comportamentos colectivos ou individuais que se fizeram sentir algures na imaginação, na vida ou na mente artística dos criadores.

É natural que a atribuição de qualquer premiação gere controvérsia, reboliço tanto entre os adeptos como entre os feitores, será eternamente assim até onde existirem seres humanos com percepções e gostos diferentes e é principalmente assim quando o assunto é a arte de mciing. As emoções saltam para a flor da pele, os ânimos se agitam, todos wis viram memo canucos. Na minha opinião isso é o melhor de tudo pois embora o reconhecimento ainda não venha através de cheques avultados, viagens ao estrangeiro, noites em hotéis fabulosos, shows lotados, fãs que dão o corpo e a alma, o reconhecimento surge através das bocas mudas e insufladas de orgulho, ou de algumas conversas agitadas e aquecidas nos bairros onde se discute vivamente quem é ou quem são os melhores.

Aqui serão enumeradas as melhores obras discográficas de 2010 no que toca o hip hop nacional. Faço a devida ressalva que outros indivíduos poderão ter outra percepção e não devem por nada desmerecer as suas preferências em função das obras, artistas, que aqui serão mencionados ou entrarem em conflito por não verem os seus preferidos aqui destacados o importante é tentar perceber a razão pela qual as seguintes obras e seguintes artistas são aqui ilustrados e deixo isso como tarefa de casa para os leitores ou feitores desta arte que não estiverem de acordo.

Melhores Obras Discográficas de Rap Nacional de 2010 

Conjunto Ngonguenha – Nós do Conjunto
Kid Mc – O Incorrigível
Sandokan – Renascimento do Tubarão
Cérebro Records – Mantém-te em Movimento

>Melhores Versos de 2010<

Kid Mc & Mc K - O Porquê da Investida
Raf Tag – Real Hip Hop
Nkruman Bea – Wanna Be My Girl
Abdiel – Alleluya (Mixtape Dj Samurai)
DaBullz & Kennedy (Muralha) – Meu Mundo
Keita Mayanda & Edu ZP – Sorriso Angolano
Keita Mayanda & Ikonoklasta – Vou Te Queixar
Keita Mayanda & Grande L – Medo do Regresso
Keita Mayanda & Grande L – Tia
Sandokan/Mainkilla/Nkruman Bea – Hip Hop a Morrer

>Melhores Músicas Rap de 2010>


Hip Hop a Morrer – Sandokan
Graduação - CFKappa
A Luta Não É Igual Feat (Siminimimoio) – Raiva & Reptile

>Melhores Produtores de Hip Hop de 2010>


Condutor
Raiva
Level Khrónico
Sandokan
Kennedy Ribeiro

>Melhores Produtores de Hip Hop a surfarem outras praias 2010>

Mad Contrário
Dji Tafinha

>Melhores Skills de Hip Hop de 2010>


A Diferença – Sandokan (Mainkilla, D One, Nkruman Bea) (Army)
Elevador – X da Questão
Os Mesmos de Sempre Feat Raiva – Filhos da Arte
O Vosso Rap Feat Reptile – Extremo Signo


>Melhores Liricistas de Hip Hop de 2010>


Keita Mayanda
Kid Mc

>Melhores Flows de Hip Hop de 2010>

Kibidi – Ikonoklasta & Condutor
Bolas d´aço – Kool Kleva
A Diferença – Mainkilla

>Produtores mais quentes nas linhas >


Raiva
Condutor


>Aparições sonantes em Mixtapes de 2010>


Denexel
Vui Vui
Flysquad
Reptile
Bob da Rage Sense
Carbono
Abdiel


>Sons Badalados de Hip Hop de 2010>

Eu sou Solteiro Feat Paul G – Zona 5
Xtou Doido Feat Fill Raiva & Reptile

 >MENÇÃO HONROSA>

Brasa Angolana a Queimar Dentro e Além Fronteiras - Bob da Rage Sense
Aclamado pelas massas – Kid Mc
Campeão das Mixtapes – Abdiel
A Escaldar – Reptile
Tochas do Subterrâneo – Raf Tag /Ngana
Sempre em Chamas – Extremo Signo
A correr a Maratona – Big Nelo
A Ganhar Terreno – Zona 5



Nota Final:
Para encerramento gostaria de felicitar o movimento por mais um ano esforçado e que muito embora tenhamos tido um ano relativamente pobre em termos de número de obras, verificou-se um salto qualitativo espelhado no trabalho dos artistas tanto a nível de composição, como a nível de produção e execução e nesta base são estendidas congratulações aos mcs bem como aos produtores. Os parabéns são ainda extensivos a outras categorias da cultura hip hop como aos grupos de dança hip hop que vão surgindo e aos artistas de graffiti desta feita enviando um abraço especial a BAW CREW. Na onda das felicitações é também imperioso felicitar a revista ZWELA pela coragem, esforço e iniciativa de começar um ramo de jornalismo musical que amedronta ou nem sequer passa pela pretensão da maioria de investidores com o capital para reunir os meios para o fazer e levar os artistas e a música para o grande público através do jornalismo musical feito em revistas musicais. É estendido um enorme abraço também aos Djs de hip hop que apoiam o movimento nacional GMC, Bika por acreditarem numa música que muitos djs que têm a oportunidade de levar a música a um público maior não o fazerem. Será que a música que fazemos não tem chama ou será que os djs é que não têm colhões pra aguentar a brasa? Shout out também para os designers que se esfolam para encontrarem a melhor maneira de levar a imagem dos artistas ao público.

Por último mas não menos importante embora não mencionando nomes ficam também felicitados todos artistas de hip hop. Sejam vocês conhecidos ou não acreditem é também do vosso sangue que se move de modo invisível que o movimento também vive! A razão pela qual não são mencionados aqui é simplesmente porque a presente edição faz uma incursão aos  grandes destaques de 2010!

>Ideia>

Como ideia de união proponho uma ode ao movimento no beat do Elevador, obra do X da Questão, com participação do próprio e mais mcs como Piracknideo, Mr K, Wilson Slick Will, Reptile, Kid Mc, Djeff Brown isso precisaria de um trabalho de organização por parte dos mcs na construção da estrutura das barras a organização poderá ser semelhante a do Kibidi do Conjunto Ngonguenha. Gostaria de ver camisolas estampadas com a escritura MOVIMENTO, para realização do clip sugiro filmagens em várias zonas de Luanda com a participação de vários artistas de Luanda e das províncias. Bem dizem que sonhar é de borla e eu faço-o não por ser gratuito mas sim porque vem de dentro e porque respeito, amo esta arte e o trabalho dos artistas e esta mais do que na altura de todos começarem a fazer mais por essa MERDA, o movimento existe e é exactamente como disse o Reptile, NOS CHAMEM DE RESISTÊNCIA!
  
>Apelo para 2011>

Sentimento, força, visão, trabalho e união são as palavras lançadas ao movimento, vamos por mais música na rua, vamos invadir as casas, as pistas de dança as rádios, os salões os quartos e incendiar os corações e as almas com o ritmo da nossa música!

No comments:

Post a Comment